sábado, 30 de julho de 2011

PLATAFORMA VIBRATÓRIA



O conceito científico de plataforma vibratória foi desenvolvido há cerca de 25 anos, na antiga União Soviética (atual Rússia, Ucrânia e outros países), para combater a perda óssea ocorrida durante a permanência dos astronautas no espaço. Com o uso diário por 10 minutos eles conseguiam permanecer em órbita por 420 dias, enquanto os astronautas americanos conseguiam no máximo 120 dias, quando retornavam à Terra com graves problemas musculares e ósseos. A primeira aplicação, portanto, foi no tratamento da osteoporose.

Em seguida, ainda na União Soviética, começou a ser utilizada para melhorar o desempenho de atletas e na recuperação após atividades físicas.

Após a queda da cortina de ferro, cientistas ocidentais iniciaram pesquisas, na Itália e Israel, permitindo a ampliação de seu uso para diversas áreas, inclusive estética.

Como Funciona?
O sistema baseia-se em repetir um estímulo sobre os músculos, tendões e ligamentos, o qual gera uma resposta de contração imediata, sem sobrecargas.

Com a vibração consegue-se trabalhar a 100% os músculos. Adotando diferentes posturas potencia-se o exercício em determinadas partes do corpo, sem esforço. Os músculos são oxigenados e consegue-se queimar a gordura corporal.

As plataformas vibratórias não devem ser confundidas com a ginástica passiva nem com os eletros-estimuladores, já que os princípios em que se baseiam e a tecnologia utilizada são completamente distintos.


Para quem é indicada?
Qualquer pessoa, independentemente da idade ou condição física pode utilizar a plataforma vibratória, desde que esteja saudável.

É importante destacar que o uso da plataforma evita completamente os movimentos bruscos e possíveis traumas, como os provenientes de atividades físicas com aparelhos, em academias ou ao ar livre.

É uma excelente maneira de exercitar-se saudavelmente, sem esforços, mas com resultados espetaculares.

O que se diz por aí é que os exercícios realizados sobre a Plataforma Vibratória são mais eficientes do que os realizados fora dela. Isso já foi comprovado por alguns estudos científicos e a explicação é que a vibração aumenta o recrutamento de unidades motoras quando comparado com o mesmo exercício feito fora da plataforma.

As seções na plataforma devem durar de 10 à 15 minutos, no máximo 3x por semana, e serem associados à outros exercícios para obtenção de melhores resultados, portanto não adianta achar que basta subir na plataforma, fazer meia dúzia de movimentos que ficará com um corpo escultural, porque não é verdade! Uma das limitações é que quanto mais afastada do seguimento trabalhado, menores os benefícios.
A Plataforma Vibratória tem a capacidade de otimizar seu treino, mas não faz milagre!


Benefícios gerais
* Reduz gordura visceral e subcutânea
* Melhora tônus muscular
* Aumenta densidade óssea
* Reduz colesterol e excesso de gordura no corpo
* Fortalece as articulações
* Estimula o funcionamento do intestino
* Aumenta o metabolismo basal auxiliando na redução do peso corporal
* Aumenta força muscular


Contra Indicações
*inflamações agudas;
*infecções e/ou febre;
*artropatia e artroses agudas;
*artrite reumatóide aguda;
*enxaqueca aguda;
*feridas pós-operatórias;
*implantes metálicos ou sintéticos como marca-passos,válvulas cardíacas artificiais,endopróteses vasculares recentes,
*gravidez;
*tromboses agudas ou agravamento dos ataques cardíacos;
*problemas graves nas costas como hérnia de disco aguda;
*osteoporose severa;
*espasticidade;
*Atrofia de Sudek em estado I;
*tumores com metástases no sistema músculoesquelético
*vertigem posicional paroxística benigna.
*Problemas visuais a nível da retina
*Problemas vasculares graves (varizes em fase avançada) e cardio-vasculares em geral
*Uso de espiral anticoncepcional
*Prótese de anca e de joelho (em níveis altos de vibração)
*Epilepsia
*Utilização de placas, parafusos e extructuras de osteosíntesis em geral marca-passos ou qualquer outro aparelho electrónico interno
*Estar particularmente cansado, indisposto ou excessivamente stressado
*Estados inflamatórios causados por traumas de natureza músculo-eléctrico
*Depois de uma operação cirúrgica (há menos de 2 meses), situação pós-traumática ou doença genérica transitória como cefaleia, lombalgia, etc., até que desapareçam os sintomas
*Intolerância psicológica ao estímulo vibratório


A PLATAFORMA VIBRATÓRIA EMAGRECE?

Plataforma vibratória ajuda a reduzir gordura corporal, diz estudo

Roedores submetidos a vibração rápida e pequena perderam até 30% da massa adiposa.
Cientistas acreditam que técnica impede multiplicação de células gordurosas.

Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoa desesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular com esforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou -- em camundongos. É o que relata um grupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como uma espécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.

A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência desses estímulos "imitadores" do exercício real no desenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.

Só havia um jeito de descobrir -- e lá foram os camundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro -- na prática, um leve zumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.

O mais impressionante é que deu certo. A gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo.



FONTES: http://www.fiqueinforma.com/dicas/dica-de-produtos/plataforma-vibratoria-funciona/
http://g1.globo.com/

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PILATES

O que é Pilates ? Pilates e seus beneficios


A cada dia o pilates ganha mais adeptos para a prática dos Exercicios pilates, entre eles, estão muitos artistas que precisam manter uma boa forma e exibir uma excelente postura a seu público. Hoje muitas pessoas já sabem dos beneficios de praticar pilates.

A procura por Exercicios pilates é muito grande, isso porque o foco do método pilates é a melhora da saúde, a busca do bem-estar e de maior qualidade de vida, o Método Pilates une o corpo e a mente, e isto é exatamente o que as pessoas procuram no dia de hoje.


1- Pilates Benefícios

- Uma ótima maneira de relaxar e bater estresse
- Pilates é uma forma suave de exercício que literalmente lhe reintroduz ao seu próprio corpo. E quanto melhor você entender o seu corpo e como ele funciona, mais fácil será para você liberar a tensão, relaxar e combater o stress da vida moderna.


2 - Pilates Melhora seu equilíbrio e coordenação

A prática do Método Pilates ajuda a melhorar o seu equilíbrio e coordenação pelo realinhamento da coluna e fortalecimento do "core". Um melhor equilíbrio e coordenação significa menos lesões. Vem daí o grande sucesso do Método Pilates entre os atletas, bailarinos e esportistas.


3 - Exercicios pilates Sem sofrimento

Muitas pessoas simplesmente não podem nem pensar na rotina de uma academia de musculação, muito menos no esforço físico para ganhar músculos. Método Pilates é uma tÉcnica de exercício não aeróbico, suave, mas que fornece tônus e fortalece os músculos de dentro pra fora.


Pilates Exercícios

Ao longo desses anos de experiência com os Exercícios Pilates, notamos que as principais reclamações das pessoas que iniciam o trabalho com a técnica estão relacionadas a dores crônicas e a pequenos desconfortos na coluna lombar, torácica e cervical.

Na prática com o Pilates, a correção baseia-se em conhecimento integrado, que relaciona fraquezas e compensações que geram desequilíbrios musculares em todas as alavancas do corpo.

Pilates Benefícios - estabelece uma progressão do movimento, iniciando os exercícios com uma postura horizontal, onde as correções possam ser efetuadas com mais facilidade, progressivamente passando para uma postura vertical.

Inicialmente estimulamos o fortalecimento da primeira fraqueza das pessoas : “os abdominais”, através do “centro de força”, local em que a força para os movimentos deve ser acionada.

Os profissionais que utilizam a técnica de Pilates devem intuir quando é a hora certa de avançar no programa de treinamento, conscientes das necessidades e habilidades de seus alunos. O professor deve dispor de um bom conhecimento em anatomia, biomecânica e cinesiologia, para oferecer as bases teóricas necessárias para a correta interpretação e aplicação do Método Pilates.



MÉTODO PILATES - PRINCÍPIOS DE CONCENTRAÇÃO

Concentre-se nos movimentos corretos CADA VEZ QUE VOCÊ EXECUTA OS EXERCÍCIOS, para que você não os faça impropriamente.


MÉTODO PILATES - PRINCÍPIOS DE CENTRALIZAÇÃO

Os treinamentos básicos com os exercícios do Método Pilates requerem suporte e controle do tronco em conjunto com movimentos dinâmicos das extremidades. Centralização e equilíbrio estão sempre envolvidos.

Método Pilates (1998) enfatizou o alto índice de pessoas que apresentam curvatura anormal da coluna. Escreveu sobre a importância de preservar a curvatura normal para que se mantenha um bom equilíbrio do corpo, o que poderia ser obtido com o fortalecimento do centro de força, flexibilidade e alinhamento postural.


MÉTODO PILATES - PRINCIPIO DA RESPIRAÇÃO

Pilates afirmou que antes de qualquer beneficio que possa ser alcançado com o uso do método a pessoa necessita “aprender a respirar corretamente”. Esclareceu que a “respiração correta” seria a completa inalação e exalação de ar.



Método Pilates e a Saúde Efeitos benéficos dos exercícios do Método Pilates em seu sistema cardiovascular

Com a prática dos exercícios do Método Pilates, ocorre aumento dos batimentos cardíacos, fazendo que a corrente sanguínea dirija sangue “puro” e “fresco” , ou seja, rico em oxigênio, para todas as fibras musculares e importantes veias capilares, aumentando a oferta normal e natural do sangue que irá percorrer o cérebro, resultando em estímulo para as funções metais.

Adquirir a boa forma física não significa ter que realizar séries de exercícios mecanizados e repetidos exaustivamente, mas buscar o prazer e a satisfação em movimentos dinâmicos, diferentes, graciosos e divertidos.


No Método Pilates, busca-se o resgate dos movimentos naturais, da flexibilidade, da graça natural e das habilidades da infância, desenvolvendo a força muscular com paciência e capacidades correspondentes às tarefas diárias, resistindo ao cansaço corporal.

O Método Pilates busca a visão de unidade do homem, de modo que ele não seja visto apenas como um objeto cientifico, um conjunto de órgãos, músculos e ossos, uma vez que o homem é um ser com sentimentos, pensamentos e ações. Os moviemntos realizados durante uma sessão de Pilates são portadores de um sentido para o aluno, esse se conscientiza das transformações e benefícios que ocorrem durante cada movimento, quando o instrutor procura transmitir a característica lúdica e prazerosa, sem extrapolar os limites naturais dos movimentos.

O corpo humano, felizmente, está adaptado para agüentar muita negligencia. Mas não devemos, por isso, sobrecarregá-lo além dos seus limites naturais. “Desta forma, desde a Idade Moderna nós precisamos dedicar mais tempo e atenção a importante questão de se adquirir a boa forma física.


Pilates e Dores nas Costas

É comum instrutores de Pilates encontrarem alunos com dores na coluna lombar, mas é extremamente importante ter um diagnostico médico para saber a origem da dor e conseqüentemente, poder prescrever os exercícios ideais.

Em alguns casos é importante trabalhar a mobilidade articular, em outros pode ser extremamente contra-indicado. Por isso devemos sempre nos informar sobre a origem da dor, se possível conversar com o médico do aluno e assim poder evitar os exercícios contraindicados.

Pilates ajuda definir a barriga e a aliviar dores nas costas e nos ombros.


Posso fazer pilates ?

Qualquer pessoa que queira melhorar a aptidão física geral, a postura e a aparência pode se beneficiar com a prática dos exercícios de pilates. Eles se concentram no corpo como um todo e trabalham com as pessoas como indivíduos. Os praticantes podem adaptar os exercícios a suas necessidades cotidianas ou semanais. Com o pilates, o mais importante não é o que você faz, mas sim como faz.



Veja a reportagem sobre Pilates:

Quais são os benefícios do método pilates?

Praticado regularmente, o pilates pode restabelecer a flexibilidade das articulações, aumentar a eficiência da circulação e tonificar os músculos flácidos. Você poderá sentir o organismo se fortalecer e os níveis de estresse diminuírem. Perceberá que a postura, a coordenação, o equilíbrio e o alinhamento melhoram, propiciando uma sensação de autoconfiança. Finalmente, o fortalecimento dos músculos abdominais centrais propiciará obter uma barriga lisa com o pilates!

Pilates com bola

A aula de Pilates com Bola controla picos de ansiedade e depressão ocasionados pelo estresse do dia a dia. Mais do que um exercício físico, é um exercício mental, que tem como objetivo trabalhar a mente associada ao corpo.

Pilates para idosos

Os benefícios do Pilates na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até melhora da auto-estima.

São muitos os benefícios proporcionados pelos Exercicios pilates aos idosos: alívio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade, alívio do estresse, entre outros.

A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante do Método Pilates, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então não se julgava capaz.


FONTE: http://www.pilates-rpg.com/