segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PILATES


•O que exatamente é Pilates?
•Quais os benefícios do Pilates?
•O Pilates é apenas mais uma moda passageira?
•Posso praticar Pilates em casa?
•Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?
•Pilates emagrece?
•Gestantes podem praticar Pilates?
•Pilates melhora a coluna?
•Pilates me deixa mais disposto?
•Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?

•O que exatamente é Pilates?
Pilates é um sistema com mais de 500 exercícios que trabalham mente e corpo. É uma mistura balanceada com treino de força e flexibilidade que melhora a postura, reduz o stress, alonga e tonifica a musculatura sem exageros.

Pilates trabalha vários grupos musculares simultâneamente através de movimentos suaves e continuos, com ênfase na concentração, fortalecimento e estabilização do CORE (abdômen, coluna e região pélvica, também chamado de “powerhouse”).

O foco é na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, o que faz o praticante sentir-se revigorado, ao invés de exausto após uma prática. Pilates tem um apelo no equilibrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado, e o corpo trabalha de forma mais eficiente e holistica nos esportes e nas atividades de seu dia a dia. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo ou em equipamentos específicos, como o “Reformer”, “Cadillac” e “Ladder Barrel”.


•Quais os benefícios do Pilates?
Praticando regularmente os exercícios de Pilates você pode:

• Alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros
• Definir a musculatura abdominal mais profunda e melhorar o CORE
• Trabalhar a percepção do corpo e mente
• Padrões eficientes de movimentos deixando o corpo menos vulnerável a lesões
• Reduzir o “stress”, aliviar as tensões, ganho de energia
• Restaurar o alinhamento postural
• Deixar sua coluna mais forte e flexível
• Recuperação de lesões
• Melhorar a área de movimento das articulações
• Melhora a circulação sangüínea
• Aumento da coordenação neuromuscular
• Oferece alívio das dores nas costas e stress das articulações
• Corrige sobre-carga dos grupos musculares que podem levar ao stress e alguma lesão
• Melhora da mobilidade, agilidade e vigor
• Complemento para treino esportivo e desenvolvimento funcional para a atividade diária
• Melhora o visual de seu corpo, assim como sua auto-estima


•O Pilates é apenas mais uma moda passageira?
Esta parece ser uma pergunta estranha de um método de exercícios que foi inventado a um século atrás e tem seguidores de muitas décadas.

A resposta para a pergunta é simples: não. E a razão é mais simples ainda: porque realmente funciona.

Joseph Pilates sempre disse que seu método estava 50 anos a frente de seu tempo. O crescimento e popularidade atual do Pilates é a base para sustentar sua teoria.


•Quantas vezes por semana é o ideal para a prática de Pilates?
Os especialistas orientam que deve ser praticado, no mínimo, 2 vezes por semana para que o corpo se condicione com os movimentos, trazendo os benefícios esperados.

A frequência vai depender do objetivo que se quer alcançar. Diferente da musculação, onde o corpo precisa de um descanso para responder aos estímulos, o pilates pode até ser praticado diariamente. Sempre, é claro, com a orientação de um profissional que irá determinar o melhor treinamento para cada indivíduo e situação.


•Posso praticar Pilates em casa?
A prática de Pilates deve ser orientada por um instrutor que acompanhará o aluno, cuidando da sua postura e respiração. Existem exercícios simples que podem ser realizados em casa, mas apenas por pessoas que já tiveram muitas horas de aula e que já tomaram a consciência corporal trabalhada pelo Pilates. Se você está iniciando a prática, nem pense em fazer sozinho, pois os exercícios mal executados podem causar danos ao seu corpo.


•Pilates emagrece?
O emagrecimento não decorre exclusivamente da prática de Pilates, mas de uma combinação de fatores. Também depende do tipo de corpo do aluno, do nível de esforço e dos tipos de exercícios trabalhados durante a aula. No entanto, ele não é um exercício aeróbico.
Como o Pilates cria massa muscular magra, isso colabora para aumentar o seu potencial de queima calórica, além de tonificar e alinhar o corpo.

Quando praticado corretamente, o Pilates promove uma respiração profunda e eficiente, o que é essencial para a queima de calorias e a regeneração de tecidos. Portanto, a prática frequente de Pilates colabora significativamente para o emagrecimento, mas não emagrece sozinha.


•Gestantes podem praticar Pilates?
Uma gestante saudável, com a liberação de seu médico pode praticar Pilates. A preocupação deve estar em procurar um instrutor experiente com gestantes, pois para cada mês de gestação existem cuidados a se tomar. Então, lembre-se: antes de praticar, pergunte ao seu médico se você está liberada e encontre um professor com experiência com a prática de Pilates para gestantes.


•Pilates melhora a coluna?
O método Pilates é usado tanto por educadores físicos, quanto por fisioterapeutas em tratamentos de reabilitação postural. Os exercícios alongam, aumentam a flexibilidade e realinham o corpo, melhorando a postura e eventuais dores de coluna.

Mas atenção: para casos de patologias de coluna antes de fazer qualquer exercício, deve-se buscar a orientação de um médico especialista. E ao iniciar uma aula de Pilates, o instrutor deve fazer uma avaliação física para entender os problemas e as limitações do paciente/aluno e assim, aplicar os exercícios mais adequados de acordo com a avaliação de cada pessoa.


•Pilates me deixa mais disposto?
O Pilates trabalha corpo e mente, com ênfase na respiração e consciência corporal, promovendo assim, o bem estar físico e mental.


•Comecei a fazer pilates, em quanto tempo vejo a diferença em meu corpo?
Para responder a esta pergunta é preciso avaliar a intensidade do treino, a frequência semanal das aulas e o tipo de corpo da pessoa. Cada metabolismo reage diferente. Uns respondem mais rápido ao treino e outros demoram um pouco mais. Os resultados também dependem da alimentação da pessoa. Mas em média, levando em consideração 2 aulas por semana, com duração de 1 hora cada, pode-se observar diferenças a partir da décima aula. Lembramos que as primeiras diferenças nem sempre são estéticas, mas abrangem principalmente o alongamento e a postura corporal.


FONTE: Revista Pilates

domingo, 15 de agosto de 2010

QUER UM CORPO SAUDÁVEL? PILATES!

Misturando influências do yoga e da ginástica ocidental, o método pilates é a sensação do momento entre as atividades físicas. Descubra as razões de seu sucesso e saiba como ele pode aumentar sua consciência corporal

Ao entrarmos em uma sala de aula de pilates, a impressão que temos é a de estarmos em um espaço de fisioterapia. Cheia de aparelhos grandes e, aparentemente, pouco modernos, o lugar não lembra os espaços zen das técnicas orientais, nem o visual arrojado das grandes academias.

Em tempos de alta tecnologia, a impressão pode não ser tão boa. Por isso, vale o conselho: não se deixe levar pelas aparências. O método pilates de condicionamento físico possui um rico conteúdo e é alicerçado sobre um conhecimento profundo da anatomia humana.

Nos últimos anos, a prática vem sendo bastante divulgada pela mídia, pois é vista como uma alternativa de atividade física que difere daquelas conhecidas pelo público que lota academias de ginástica. O sistema baseia-se em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Seu maior mérito é o fato de que, com poucas repetições, um forte trabalho respiratório e muita concentração, o aluno enxerga, rapidamente, as respostas de seu esforço. “Joseph Pilates uniu a técnica do yoga, que proporciona concentração, flexibilidade, precisão de movimento e controle respiratório, com a prática da força estética muscular usada na ginástica ocidental”, define Maria Cristina Rossi Abrami, formada em Educação Física pela USP (Universidade de São Paulo) e fundadora do CGPA Pilates, um dos mais reconhecidos centros de prática e ensino do método pilates no Brasil.

Cobaia da própria invenção
Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Foi uma criança franzina e asmática, dessas que, ao mais leve ventinho, já caem doentes. Quando adolescente, decidiu investir em sua saúde. Experimentou atividades físicas de todos os tipos: foi boxeador, esquiador, artista de circo, pára-quedista, praticante de yoga e de outras técnicas orientais.

Admirador de como os antigos gregos valorizavam a beleza e a harmonia do corpo, Pilates, ainda jovem, começou a desenvolver exercícios que tinham como objetivo dominar os movimentos musculares do corpo, técnica por ele chamada de contrologia. O impulso surgiu devido a limitações físicas causadas pela atrofia muscular da qual sofria.

Em 1914, enviado como enfermeiro à Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial, utilizou os exercícios que vinha desenvolvendo para tratar doentes e feridos hospitalizados. Com as molas dos colchões, criou equipamentos que serviram de base para os aparelhos hoje utilizados em seu método. Dessa forma, conseguiu deixar os pacientes mais saudáveis e capazes de se movimentar sozinhos.

Em 1926, Pilates deixou a Alemanha rumo aos Estados Unidos. Durante o percurso, conheceu Clara, com quem mais tarde se casou. Em Nova York, eles abriram um estúdio para difundir a técnica.

Joe, como era carinhosamente chamado por seus alunos, faleceu em 1967. Àquela altura, seu sistema de exercícios não era muito conhecido, mas por sorte Pilates já havia transmitido seu conhecimento à Romana Kryzanowska, discípula que deu sequência a seu trabalho e, hoje, supervisiona pessoalmente a formação de novos instrutores no mundo todo.

Uma prática nada familiar
“O controle consciente de todos os movimentos musculares e funcionais do corpo – em repouso e dormindo”. É assim que Joseph Pilates definia o objetivo do seu método. Ele tinha um estilo único de trabalhar o físico, sempre inovando e procurando os melhores benefícios.

Durante as aulas, não existe música ou qualquer outra interferência que possa atrapalhar o desempenho e a concentração do praticante. Esqueça também as salas lotadas das academias. “O método exige um trabalho individual. Há, no máximo, pequenos grupos para praticar pilates no solo”, explica Inélia Garcia, fundadora do The Pilates Studio Brasil, que trouxe o método para o país.

Segundo os instrutores, o pilates pode ser praticado por crianças e idosos. “Tenho alunos de 8 a 89 anos de idade”, diz a professora Maria Cristina. Vale lembrar, no entanto, que gestantes, pessoas com deficiência física e doenças crônicas devem sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.


Tire proveito
As mudanças proporcionadas pelo pilates são percebidas, em poucas semanas, no corpo todo. Conheça algumas delas:

• Incremento da capacidade respiratória

• Alívio das tensões e fadiga

• Desenvolvimento de um corpo forte e flexível

• Correção da postura corporal

• Fortalecimento da musculatura abdominal

• Desenvolvimento dos músculos que suportam a coluna, eliminando dores crônicas

• Otimização do desempenho esportivo

• Elevação da autoestima


FONTE: Revista Tríada

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

PARA EVITAR DORES CONHEÇA O NERVO CIÁTICO

Muita gente só descobre que este nervo existe quando ele reclama, provocando dores insuportáveis. Para que elas não façam parte da sua vida, saiba mais sobre o ciático


Nervo ciático

O ciático é um nervo com a largura do dedo mindinho, formado pelas ramificações neurais provenientes da quarta e quinta vértebras da coluna lombar, mais as três ramificações sacrais, saindo da região lombar e indo até o dedão do pé. A temida dor ciática, chamada oficialmente de ciatalgia, é decorrente da inflamação desse nervo. As possíveis causas são inúmeras, indo desde o hábito de manter uma postura incorreta até a prática de esportes de maneira inadequada. Muitas vezes, quem sofre desse problema chega até mesmo a não conseguir se movimentar direito, já que o ciático é o responsável pela vida sensitiva e motora de toda a parte inferior do corpo.



Elimine as dores no nervo ciático

Engana-se quem pensa que as temidas dores no nervo ciático são sintomas de velhice. Há algum tempo, isso de fato era verdade, mas, atualmente, cada vez mais jovens sofrem com a dolorida irritação desse nervo. O fenômeno é devido, em grande parte, aos maus hábitos rotineiros, como a postura incorreta e a prática de esportes de maneira inadequada, sem um aquecimento prévio, por exemplo.

“Entre os motivos que levam os jovens a sofrerem com as dores ciáticas, estão o hábito de passar muitas horas em uma mesma posição e o sedentarismo generalizado, assim como a sobrecarga física e emocional que é tão comum hoje em dia”, avalia a fisioterapeuta Fernanda Ferrareze, especialista em acupuntura e em RPG. Segundo ela, a incidência do problema, que antes era maior aos 40 anos, hoje se concentra já por volta das 30 primaveras.

O fisioterapeuta Aya Nawa, especializado em shiatsu, explica que a sensação tão indesejada de dor ciática, apesar de bastante comum e normalmente associada aos maus-hábitos posturais, merece uma análise extremamente cuidadosa, já que pode representar problemas mais sérios. “Muitas vezes, o desconforto é um caso de lombalgia (dor na região lombar), que pode estar acompanhada de inflamação ou outra anormalidade relacionada ao nervo ciático, que passa nessa região”, diz ele. No entanto, a reclamação pode representar um caso de hérnia de disco, o que requer o cuidado de um médico tradicional, já que pode ser necessário até mesmo passar por uma cirurgia corretiva.

A sensação da dor ciática pode ser de formigamento na perna, associado a dores que lembram facadas na região lombar. Ela percorre os membros inferiores e pode se manifestar apenas em um, como acontece na maioria das vezes, ou em ambas as pernas. É uma dor bastante chata, descrita por quem a sente como “um formigamento pulsante que irradia até o pé”.


Função e resposta a massagem

O ciático é formado por raízes que saem da região lombar e formam um grande nervo, que percorre o quadril e a parte posterior da coxa. É muito importante para o corpo e para os movimentos humanos, pois é ele o responsável pela inervação da perna (o músculo não trabalha sem inervação). É o nervo ciático o responsável por enviar aos neurônios a informação de que a musculatura desse membro deve agir.

O que causa a dor, de acordo com Nawa, é a contração muscular. Quando o paciente chega com tensão nesta área, é feita a massagem. “Ao massagear o músculo que apresenta desconforto, aumentamos a circulação no local, o que faz com que ele relaxe”, explica.

Logo de cara, o especialista faz um levantamento do histórico do paciente e às vezes descobre que o problema pode ser até mesmo psicossomático. “A contratura muscular pode ser emocional, uma representação física da tensão psicológica acumulada no dia-a-dia”, explica Fernanda. Nesses casos, a massagem também é muito benéfica.


Alívios caseiros

Quando a dor é muito intensa, não há outra alternativa a não ser procurar um médico imediatamente. Mas, quando o nervo causa apenas aquele desconforto irritante, fazer alongamentos básicos pode ser eficiente – e isso sem sair de casa. O fisioterapeuta Aya Nawa recomenda alongar suavemente as costas, movimentando de forma cuidadosa a área do foco da dor.

Outra idéia é utilizar os fundamentos da reflexologia, que associa pontos específicos nos pés a todas as partes do corpo, para aliviar a dor. “No entanto, é essencial ter um conhecimento prévio desta prática. Antes de tudo, deve-se consultar um especialista”, recomenda Fernanda Ferrareze. Ela lembra, no entanto, que não é recomendado massagear a saída do nervo, localizada na base da coluna.

A especialista em shiatsu e acupuntura Mariko Sato, diretora da clínica Shiozawa Shiatsu, ensina que a utilização de compressas e bolsas de água quente na região dolorida podem ajudar, também, a acalmá-la. Ainda, automassagear a região do tornozelo pode surtir resultados. “Encontramos ali um ponto mais sensível, que dói ao toque. É esse ponto que corresponde à dor no nervo ciático. Pressionando-o o máximo que conseguir, você alivia consideravelmente a dor lombar”, recomenda ela.


FONTE: Revista Tríada

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

CONHEÇA OS 10 MANDAMENTOS CONTRA A CELULITE


Coxa, costas, barriga, interior dos joelhos e braços. De acordo com a idade, são estes os pontos onde as celulites mais atacam as mulheres. A anti-estética "pele de laranja" tem dez inimigos. A seguir, mostramos como combatê-los.


Tire um dia para se purificar
Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.
Reforce sua reserva de metal
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.
Consuma pouco sal
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Invista nos chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.
Controle o peso
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
Hidrate-se em abundância
Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.
Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos.
Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.
Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Escolha as formas de cozimento mais saudáveis
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.


FONTE: http://fernandaschmitz.blogspot.com/2010/08/conheca-os-dez-mandamentos-contra.html

domingo, 1 de agosto de 2010

HISTÓRIA CRONOLÓGICA DO PILATES EM 33 PASSOS


1. Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo e febre reumática.

2. Aos 14 anos, seus males foram tratados através da prática de exercícios e musculação.

3. Ele cresceu e se tornou modelo para desenhos anatômicos.

4. Ele era extremamente dedicado aos exercícios.

5. Como resultado, o menino tornou-se um desportista qualificado para atividades como esqui, mergulho e ginástica.

6. Em 1912, Joseph Pilates trabalhava para a Scotland Yard como Instrutor de Auto-Defesa, na Inglaterra.

7. Na I Guerra Mundial, Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo
estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época.

8. Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios
que ele desenvolvera.

9. Ele então começou a ensinar sobre o método.

10. Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.

11. Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar
os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.

12. Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras.

13. Suas máquinas se tornaram a base para todos os projetos do método depois de Joseph Pilates.

14. Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos alunos
foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.

15. Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado. Em seguida, Joseph voltou para a
Alemanha e aperfeiçoou seu método.

16. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.

17. Além disso, em 1926, Joseph Pilates imigrou para os Estados Unidos.

18. Nos E.U. A, ele conheceu seu amor e, em seguida, sua esposa Clara. Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, junto com o New York City Ballet.

19. Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York.

20. Um desses alunos foi George Ballanchine, através do qual ensinou Pilates às bailarinas do New York City Ballet.

21. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.

22. Carola Trier e Bob Seed, dois alunos de Pilates, abriram seu próprio estúdio, onde demonstraram os métodos e as técnicas concebidas por Pilates.

23. Carola Trier, tinha realmente que vir para os E.U.A. Ela escapou dos campos de concentração nazistas e se encontrou com Pilates em 1940.

24. Bob Seed era um ex-jogador de hóquei. Ele também foi um estudante ávido de Pilates. Ele abriu seu estúdio muito próximo ao de Joseph e tentou entrar em concorrência. Diz-se que Pilates ameaçou Bob Seed, e advertiu-o a deixar a cidade, e na verdade ele deixou.

25. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.

26. Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.

27. Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela. Ela se tornou diretora do estúdio em 1970.

28. Em 1967, dois estudantes, Kathy Grant e Lolita San Miguel, foram os dois únicos profissionais marcados na história, que foram oficialmente certificados pelo Pilates.

29. Em 1970, outra pessoa, Ron Fletcher, que era dançarino de Martha Graham, estabeleceu seu estúdio na cidade de Los Angeles. Ele conseguiu atrair várias estrelas de Hollywood. Clara ficou bastante impressionada com seu trabalho e lhe deu a permissão para continuar com o nome Pilates. Fletcher também trouxe várias outras melhorias em seu regimento.

30. Grant passou a assumir o Studio Bendel no ano de 1972.

31. Lolita San Miguel foi para Porto Rico e ensinou Pilates no Ballet Concerto de Porto Rico.

32. Então, na metade de 1980, assim como Fletcher conseguiu a visibilidade de Hollywood, a mídia fez uma grande ênfase no método Pilates. Desta forma, o método ganhou popularidade entre as celebridades americanas e população em geral.

33. Atualmente o Pilates conta com mais de cinco milhões de praticantes somente nos E.U.A.

Fonte: http://thefitnessblog.net/

MÉTODO PILATES CONTRA FRATURAS OSTEOPORÓTICAS


Sendo o Método Pilates uma proposta de atividade física com finalidades terapêuticas, utiliza-se para a prevenção e/ou tratamento de diversas patologias osteo-mio-articulares como a osteoartrite. No caso específico da prevenção de fraturas osteoporóticas, o pilates pode ser indicado por promover o aumento da força muscular, o ganho de flexibilidade, a melhora da coordenação motora, do equilíbrio, da postura, propriocepção e da respiração.

O ganho de força muscular é conquistado através de exercícios resistidos por cargas externas, que podem ser a gravidade, o peso do próprio corpo, as molas dos aparelhos ou as bolas Bobath ( bolas suíças), solicitados de acordo com a realidade de cada cliente. O aumento da força auxilia na remodelação óssea, através do estímulo mecânico que a contração muscular imprime aos ossos, promovendo a proteção destes. O fortalecimento, assim como em qualquer modalidade esportiva, é conquistado gradativamente.

O alongamento gradativo dos músculos conquistado com o método promove a diminuição de encurtamentos e tensões musculares localizadas, os quais podem ser responsáveis por alterações posturais significativa e deixar estruturas ósseas mais suscetíveis à forca mecânica. Além disso, o alongamento bem orientado auxilia no reequilíbrio muscular.

O estímulo à coordenação motora é constante durante a realização dos exercícios do Método Pilates. Ela é conquistada através da precisão dos movimentos e dos recursos utilizados durante o exercício. O manuseio das molas e bolas, realização de exercícios unilaterais, bilaterais e alternados, exige que o praticante demonstre domínio e, dessa forma, obtem-se trabalhos coordenados.

O alongamento axial promovido pelo pilates é importante na prevenção das microfraturas das vértebras, principalmente das torácicas que são as mais acometidas, por diminuir a compressão exercida entre uma vértebra e sua adjacente.

Pela ênfase dada ao trabalho respiratório durante a realização de cada um dos exercícios, o pilates promove a reeducação da respiração e, dessa forma, reduz a tensão e o gasto de energia dos músculos envolvidos no processo respiratório.

Somando-se todos os objetivos almejados pelo pilates, obtem-se o que se caracteriza como uma das filosofias do método, que é a melhora da consciência corporal, isto é, o autoconhecimento, fundamental para a realização de cada um dos movimentos do corpo.

Sabe-se que toda e qualquer atividade física deve ser adaptada para atender as necessidades do indivíduo com osteoporose.

A adaptação dos exercícios é feita com base na avaliação física do indivíduo e em seu potencial risco de fratura. Assim é possível determinar a intensidade, freqüência e tipo de exercícios a serem realizados.

Portanto, tendo como precauções basicamente as mesmas de outras modalidades esportivas, o pilates pode ser realizado por indivíduos osteoporóticos, como forma de auxílio a prevenção de quedas e melhora da saúde geral.

Fonte: http://www.efisioterapia.net/