quinta-feira, 22 de abril de 2010

BELEZA SEM DOR? APOSTE NA DRENAGEM LINFÁTICA!


A drenagem varre toxinas, elimina líquidos, oxigena a pele e renova todo o seu corpo de dentro para fora. E quer saber o melhor de tudo? Não dói, reduz medidas e deixa você mais relaxada e bonita

Amplamente utilizada em clínicas de estética de todo o mundo, a drenagem linfática é uma massagem que estimula, como o próprio nome diz, o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais adequado. Por esse processo são eliminados o excesso de líquido do corpo e as toxinas.

“A drenagem é uma massagem muito suave, que utiliza técnicas de deslizamento e pressão, sempre seguindo o trajeto da circulação linfática”, explica a Dra. Denise Steiner, de São Paulo. O objetivo dessa técnica é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de precisos e delicados movimentos, fazê-los “caminhar” para que sejam eliminados.

A dra. Denise alerta que esse tipo de tratamento não provoca dor e, se a pessoa sair da sessão de drenagem com dores, manchas ou vermelhidões, isso significa que a técnica não está sendo aplicada de maneira correta. “A pessoa deve sair relaxada e até mais leve, pois a drenagem ajuda a desinchar”, comenta. A técnica pode ser feita de forma manual, mecânica ou por meio de eletroestimulação.
Afinal, o que é a linfa?
Responsável por uma verdadeira limpeza em nosso organismo, a linfa conduz as toxinas e o líquido excedente do nosso corpo aos órgãos excretores. Composta por água e resíduos resultantes do trabalho do metabolismo, a linfa também tem a função de levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos – o que é fundamental para o bom funcionamento de todo o organismo.

Deslocando-se sempre numa mesma direção, a linfa depende de forças externas (como a gravidade e as manobras de massagens), e forças internas (como a contração muscular, a pulsação das artérias próximas aos vasos e os movimentos respiratórios) para funcionar bem.

Drenagem e Beleza
Controlando a retenção de líquidos, a drenagem linfática é muito utilizada no tratamento da celulite. “Seja qual for sua causa — má alimentação, sedentarismo, tabagismo, alterações hormonais, genética —, a celulite sempre começa com um processo de retenção de líquido, que é interrompido com a drenagem”, explica Dra. Denise.

Além disso, a massagem ativa o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo. Outro benefício da técnica é também melhorar de forma geral o aspecto da pele, já que facilita a oxigenação local e a re-organização das células e fibras de sustentação. Com tantos pontos positivos, é fácil entender porque ela vem conquistando a cabeça e o corpo de tantas mulheres.

Fonte: www.triada.com.br

terça-feira, 13 de abril de 2010

Automassagem para Driblar o Stress do Trânsito

Cada vez mais, dirigir na cidade grande pode ser sinônimo de tensão, cansaço e dor de cabeça. Siga essas dicas e relaxe


O tempo está passando e nada de você sair do lugar. Por todos os lados, carros e mais carros, de todos os modelos e cores, presos em um imenso congestionamento. Alguém impaciente buzina, o que desencadeia uma verdadeira sinfonia de motoristas irritados, que esbravejam em meio ao caminho engarrafado. O seu bom-humor já foi para o espaço há algum tempo. É, aquele compromisso importantíssimo vai ter que esperar.

Se você dirige, esse cenário é bastante comum. O estresse de se ver preso em um congestionamento pode arruinar o seu dia inteiro, além de causar dores e tensões bastante desagradáveis em todas as partes do corpo.
Fazer os outros carros desaparecerem não dá, mas existe algo que pode ajudar a diminuir os efeitos nocivos do trânsito caótico da cidade grande: aproveitar o tempo parado para se presentear com uma relaxante automassagem.

Segundo o massagista José Augusto Maciel Torres, especialista em terapias orientais, qualquer pessoa pode e deve se automassagear, sem que haja qualquer contra-indicação. Além de tirar a tensão dos músculos, essa prática pode aliviar dores de cabeça e trazer de volta a sua calma e bem-estar. Interessante, não? Então confira, a seguir, o passo a passo de como automassagear partes chave do seu corpo, evitar o desgaste diário e deixar o estresse causado pelo trânsito para trás, de uma vez por todas.


CABEÇA

Depois de algum tempo parado, o nervosismo, a impaciência e a ansiedade podem presentear você com uma nada agradável dor de cabeça. Para aliviá-la, use os polegares para pressionar delicadamente a base do crânio, em pequenos movimentos circulares. Os outros dedos ficam apoiados logo acima, conforme você vê na imagem ao lado.

Em seguida, suba para o topo da cabeça. Massageie o couro cabeludo com as pontas dos dedos. Dê também algumas pequenas batidinhas, como se estivesse tocando piano. Mas lembre-se de manter o toque suave, ou então estará aumentando o desconforto.

Depois, atente-se um pouco ao pescoço. Primeiro, alongue-o. Com as pontas dos dedos das duas mãos (só não use os polegares), pressione suavemente a nuca, de cima para baixo. Siga por toda a borda lateral, de trás para a frente. Para aliviar ainda mais a tensão, dê pequenos "beliscões" na pele.


OMBROS

Continue massageando e alongando o pescoço até sentir alívio. Conforme os músculos forem relaxando, desça as mãos e massageie a região do trapézio com as pontas dos dedos. Em seguida, dê soquinhos de leve na região. Sem aplicar muita força, amasse os ombros com as mãos, segurando por cerca de 2 segundos antes de soltar.

Depois, dê atenção a um lado de cada vez. Com a mão direita, pressione o ombro esquerdo, enquanto faz movimentos circulares com ele. Repita no outro lado.

Para alongar as costas e a coluna, eleve os braços e dobre-os para trás, caminhando com as mãos em direção à cintura. Mas tome o cuidado de manter os movimentos sempre delicados – é importante não forçar demais. Afinal, o objetivo é relaxar o corpo, e não agredi-lo ainda mais.


BRAÇOS

Ficar segurando o volante por longos períodos cansa os braços. A situação é ainda mais séria quando o motorista trabalha fazendo grande esforço físico ou então sentado em frente ao computador, castigando os membros com a digitação.
Para garantir a eles o devido alívio, comece dando pequenos soquinhos, com a mão fechada, no braço oposto. Siga desde o ombro até o punho, mantendo a palma da mão virada para cima. Ao chegar a ela, faça o caminho contrário, agora com a palma para baixo, repercutindo pela face externa do braço, de volta ao ombro. Depois, deslize as mãos pelos músculos e friccione ligeiramente o braço e o antebraço.
Você ainda pode pressionar os músculos do antebraço com o polegar, estimulando cada ponto por cerca de 10 segundos. Finalize quando sentir alívio. Depois, é hora de se atentar às mãos.


MÃOS

Elas também merecem uma atenção especial. Comece, então, acariciando uma a outra, fazendo leve pressão nas palmas e nos dorsos. Friccione e belisque um pouco a pele. Usar um pouco de hidratante nesse processo pode ser uma boa idéia.
Depois cuide dos dedos, pressionando e massageando cada um deles, desde a articulação até a ponta, como mostra a ilustração ao lado. Mas procure não estrala-los, já que, se repetida com freqüência, essa prática pode causar problemas nas articulações.
Para finalizar, alongue os braços com as palmas das mãos para fora. Em seguida, faço o mesmo com as palmas voltadas para dentro.

Fonte: www.triada.com.br

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Como fazer alongamentos?


É fácil fazer alongamentos, mas existe o modo certo, bem como o errado, de os executar. O modo certo é alongar relaxando num movimento estável, ao mesmo tempo em que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. O modo errado (infelizmente praticado por muitas pessoas) é balançar-se para cima e para baixo, ou alongar-se até sentir dor: estes dois últimos métodos na verdade podem causar mais danos que benefícios. Quando você começa um alongamento, gaste de 10 a 30 segundos com um alongamento suave. Nada de forçar com balanceios! Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento.

A sensação de tensão deverá ceder conforme você mantém a posição. Caso não ceda, volte um pouco na extensão do alongamento até descobrir um grau de tensão que seja confortável.

A RESPIRAÇÃO

Sua respiração deve ser lenta, rítmica e controlada. Se você estiver se curvando par frente num determinado alongamento, expire conforme for se curvando e, a seguir, inspire devagar enquanto estiver alongando. Se uma determinada posição de alongamento inibir seu padrão natural de respirar, então é óbvio que você não está relaxado. Então solte-se um pouco dentro do alongamento de modo a poder respirar com naturalidade.

A CONTAGEM

No início, conte silenciosamente os segundos de cada alongamento: isto irá garantir que você vai manter a tensão adequada por tempo suficiente. Após um certo tempo, você estará fazendo alongamentos segundo a sensação que existir, sem distrair-se com contagens.

DICAS

• Aprenda a ouvir seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que algo está errado, que há algum problema. Se isto acontecer, ceda um pouco até sentir que o alongamento está certo.
• A maioria dos alongamentos deve ser mantida por 10, podendo ir até 60 segundos. Depois de algum tempo, contudo, irá variar a duração de cada movimento. Algumas vezes talvez você queira sustentar mais tempo um alongamento porque está mais tenso nesse dia, ou simplesmente porque está “curtindo” aquele alongamento. Lembre-se de que cada dia é diferente do outro, de modo que você deve dimensionar seus alongamentos segundo o que estiver sentindo naquele momento.
• Movimentos de balanço durante os alongamentos podem na realidade tornar a pessoa mais tensa do que flexível.
• È melhor alongar-se menos do que em excesso. Permaneça sempre naquele ponto que você pode ultrapassar e nunca naquele ponto além do qual não pode mais ir.
• As pessoas têm a tendência de gastar mais tempo na primeira perna, braço ou área que estão alongando e, normalmente, irão antes alongar seu lado “fácil” ou mais flexível. Devido a esta tendência natural, gastam mais tempo no lado “bom” e menos no lado “ruim”. A fim de uniformizar a diferença de flexibilidade em seu corpo, alongue primeiro o lado mais tenso, pois ajudará a torná-lo mais flexível de modo mais considerável.
• Sustentar as tensões certas dos alongamentos por um tempo limitado permite ao corpo adaptar-se a estas novas posições. Em breve, a área sob alongamento irá acostumar-se à suave tensão e, aos poucos, o corpo poderá assumir novas posições sem as tensões sentidas no início.
• Aproveite cada alongamento seguindo a sensação que lhe conferir. Se você torturar-se por pensar que deveria ser mais flexível, estará de impedindo de gozar dos verdadeiros benefícios do alongamento. Se realizá-lo corretamente, perceberá que quanto mais fizer alongamentos, mais fáceis eles se tornarão e quanto mais fáceis eles forem, mais você naturalmente os aproveitará.
• Fazer alongamentos não é competir. Não há necessidade de comparar-se com outros pois todos são diferentes. Além do mais, a cada dia estamos diferentes, em termos de flexibilidade.
• Não faça alongamentos só para ser mais flexível. Faça-os para sentir-se bem.