quarta-feira, 24 de março de 2010

Pilates: Alívio e Prevenção para Dores na Coluna

Horas na frente do computador, bolsas pesadas, postura errada, filhos pequenos no colo…

Seja qual for o motivo, todo mundo já sentiu ou vai sentir dor lombar. E isso não é apenas uma suposição, a informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma que todas as pessoas enfrentarão a dor ao menos uma vez na vida.

Para combater o incômodo, na maioria dos casos o tratamento é feito com exercícios físicos. O Pilates é um dos exercícios apropriados para combater dores na coluna. A prática corrige a postura, realinhando a coluna e fortalecendo a musculatura abdominal e das costas.

Para quem está sofrendo com as dores, apresetamos quatro exercícios de pilates desenvolvidos pela professora Cristina Abrami, de São Paulo. Os exercícios podem ser feitos em casa para aliviar as dores nas costas com a theraband, faixa elástica que aparece nas imagens. Se não tiver a faixa, substitua por uma toalha dobrada no sentido do comprimento. Confira:

1) Alongamento da musculatura posterior da coxa e da perna



Deitado, posicione a theraband no pé direito e a utilize para alongar toda a musculatura posterior da perna direita. Procure manter a perna de base bem estendida no colchonete ou chão, a cabeça bem apoiada e os ombros relaxados. Mantenha a posição por aproximadamente 1 minuto e troque de perna. Respiração livremente.

2) The Hundred



Deitado, coloque a theraband estendida na região das canelas. Segure na theraband próximo às pernas e eleve o tronco. Execute um movimento semelhante ao de bombeamento com os braços. Inspire em 5 tempos e expire em 5 tempos. Repita este ciclo respiratório 10 vezes. Procure manter os abdominais bem acionados, mantendo o umbigo “colado” à coluna.

3) Roll down



Sentado com a coluna bem ereta, passe a theraband na sola dos pés e una bem os membros inferiores. Segure na theraband próximo aos tornozelos. Expire e comece a deitar lentamente, executando este movimento segmentando todas as vértebras da coluna. Expire novamente e volte à posição sentada cuidadosamente, também segmentando a coluna. Volte a sentar com a coluna ereta e repita o movimento de 4 a 5 vezes.

4) Squat



Mantenha-se em pé, em cima da theraband, com os pés um pouco afastados e a segure nas pontas. Ao mesmo tempo, desça o quadril em direção ao chão – inclinando um pouco o tronco à frente – e eleve os braços até a altura dos ombros, aumentando a tensão na theraband. Execute este movimento expirando e retorne à posição inicial inspirando. Procure manter os abdominais acionados e a coluna ereta. Repita de 5 a 8 vezes.

Fonte:http://vilamulher.terra.com.br

segunda-feira, 22 de março de 2010

Praticar Pilates Diminui as Dores do Parto

Manter-se em forma antes, durante e depois da gravidez é o desejo de toda mulher. As fórmulas parecem ser mágicas, mas o segredo é um só: a dedicação. Seguir as orientações do obstetra é regra absoluta, somadas a alimentação balanceada e, claro, aos famosos exercícios físicos monitorados. Musculação, dança, caminhada, tênis, entre tantos, a dúvida fica em qual escolher.
É importante lembrar as “barrigudinhas” que mais do que pensar em belas curvas, na gestação é preciso garantir a saúde do bebê e se possível facilitar o momento do parto. E são, justamente, essas as funções do método de Pilates para as futuras mamães. Criado no século XX, pelo atleta alemão Joseph H. Pilates, a técnica é indicada para reabilitação e condicionamento físico geral e bem-estar. Seu sistema de exercícios melhora a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular (crescimento dos músculos) e promove harmonia, equilíbrio, concentração e coordenação motora.
A fisioterapeuta, pós-doutoranda em Pilates na USP, especialista no Método Pilates Clássico pela Escola Canadense STOTT PILATES Education Program e membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, Eliane Coutinho, recomenda que passado o primeiro trimestre as gestantes que desejam um parto tranquilo e a volta a boa forma mais rápida podem praticar Pilates. “Os exercícios fortalecem os músculos do assoalho pélvico (períneo) e resultam na maior sustentação do útero e fortalecimento do abdome. Ajuda ainda o equilíbrio entre a força de expulsão e a de contenção do feto dentro do útero”, explica.
Para as mulheres que já eram adeptas da atividade antes da gravidez, a especialista ressalta que a única diferença está na adaptação dos exercícios para a nova condição feminina, com exceção das gestantes consideradas de risco. “É fundamental a presença de um instrutor que conheça bem as alterações anatômicas, fisiológicas e biomecânicas da gestante”, destaca.
Mas, conforme a fisioterapeuta, a notícia que seduz as grávidas é que o método também contribui para a diminuição das dores do parto. “Com o abdome mais forte a força de contração será maior, diminuindo assim o tempo de expulsão do feto e, consequentemente, o tempo de dor”, informa Eliane.
No período do pós-parto, o Pilates também ajuda a mamãe a entrar em forma novamente. Dra. Eliane esclarece que os exercícios tornam mais rápida a recuperação do abdome, da força e da flexibilidade. Além disso, mulheres que tiveram parto normal podem retomar a rotina de exercícios após 30 dias. Já, no caso de cesariana, é preciso aguardar liberação médica.
Fonte: http://gazetaweb.globo.com

domingo, 14 de março de 2010

Príncipios do Método Pilates





O método foi criado na década de 20 do século passado, pelo alemão Joseph Pilates. Trata-se de uma técnica de treinamento físico e mental que pode ser usado na prevenção, na reabilitação e no condicionamento físico. No método há uma combinação entre as tradições orientais e as ocidentais. A influência oriental encontra-se no enfoque dado na concentração e na consciência corporal. Já no lado ocidental, na busca pelo ganho da força muscular, da flexibilidade e da performance física é evidenciado.


De maneira simples, quanto a execução de tarefas rotineiras, seria um sistema alternativo de movimento, que utiliza de princípios específicos para fomentar o equilíbrio entre o corpo e mente.

O maior objetivo do Pilates é proporcionar aos seres humanos um aprofundamento na compreensão dos seus corpos. Desta forma, o individuo passa a utilizá-lo de forma correta, tornando-se aptos para realizarem as AVD’s e profissional de maneira mais efetiva e aprimorada, o que resulta em um menor gasto de energia, maior disposição e consequentemente melhora na qualidade de vida.

O uso do Pilates para reabilitar tanto dançarinos como atletas, fez com que o método se incorporasse às atividades de condicionamento, às ligadas à medicina social e à prevenção de desordens músculo-esqueléticas. Sendo totalmente adaptado à fisioterapia, o método começou a ganhar popularidade entre os fisioterapeutas, e passou a ser usado em várias áreas: ortopedia, geriatria, neurologia, ginecologia e obstetrícia.

Princípios do método:

• Concentração: exige que o praticante preste atenção nos movimentos que executa, pois assim pode ser alcançada a consciência corporal de se utilizar os músculos corretos num dado exercício sem se perder o alinhamento corporal.

• Controle: alcançado por meio da concentração, este princípio permite ao indivíduo a capacidade de controlar todos os movimentos que realiza, desde os de grande amplitude até os mais sutis.

• Centro: é o ponto focal do método. Joseph Pilates usou o termo “centro de força” (powerhouse) para se referir ao centro físico do corpo, formando pelo abdome, parte inferior das costas e nádegas. Nesta região, originam-se todos os movimentos e o fortalecimento deste centro traduz em uma prática de exercícios sem lesões e a manutenção de uma postura adequada.

• Precisão: é a forma exata como o movimento deve ser praticado, seguindo um posicionamento corporal adequado e respeitando cada fase do exercício. É a precisão de posicionamento que cria uma sintonia fina corporal que é levada à rotina, culminando em movimentos mais econômicos e graciosos.

• Movimento fluído: consiste em gestos corporais suaves, realizados lentamente e com perfeição. Portanto, existe uma harmonia das etapas e a movimentação deve ser uniforme.

• Respiração: a respiração correta é de grande importância, porque tanto a inspiração quanto a expiração completas são partes de todos os exercícios de Pilates, que enfatiza a importância de se manter a circulação do sangue pura e para isto a respiração tem de ser adequada, ou seja, o uso de inspirações profunda na preparação do movimento e expirações forçada durante a execução do movimento.


A aplicação do método

A prática de tal método baseia-se em exercícios rítmicos de força e alongamento, os quais, em sua maioria, são realizados pelo praticante de forma ativa. Durante um atendimento com Pilates ninguém faz movimentos repetitivos e automáticos. Cada aluno adquire uma perfeita consciência dos músculos que está trabalhando.

O programa é direcionado para atender às necessidades corporais de cada indivíduo e por isso, antes de se iniciar qualquer trabalho, o praticante deve passar por uma avaliação fisioterápica completa. A dosagem da intensidade e o nível de complexidade dos exercícios será de acordo com a evolução e resposta fornecida por cada indivíduo.

A prática de Pilates é realizada em aparelhos que funcionam por um mecanismo de molas. Esses aparelhos permitem a manipulação de diversas variáveis, como a base de suporte, graus de assistência ao movimento, proporcionadas através de molas ou gravidade, variando desde a assistência total até a resistência. Pode ser realizado também no solo, com acessórios.

terça-feira, 9 de março de 2010

Flexibilidade e Alongamento

Flexibilidade é a capacidade física responsável pela execução voluntária de um movimento de amplitude angular máxima, por uma articulação ou conjunto de articulações, dentro dos limites morfológicos, sem o risco de provocar lesão. Quanto menor a flexibilidade de um músculo pior é a sua qualidade de contracção. Para treinar a flexibilidade deverão ser realizados exercícios de alongamento que mobilizem todas as grandes articulações, com destaque para o tronco, membros superiores e inferiores.


A flexibilidade aumenta na infância até o princípio da adolescência e diminui ao longo da vida. O que precisa ser questionado é se a flexibilidade diminui em razão do aumento da idade ou se são feitos menos exercícios de alongamento com o aumento da idade, ou ainda se por ambas as causas.

É provável, que um dos fatores atribuídos a maior flexibilidade das meninas seja pelos hábitos contemporâneos exigirem das meninas flexibilidade, e dos meninos, força. Em parte, isto confirma a constatação de maior tendência à lassidão ligamentar no conjunto músculo-articular entre as meninas do que entre os meninos.

A maior quantidade de estrógeno no sexo feminino também é responsável por menor desenvolvimento da massa muscular e maior acúmulo de água e polissacarídeos do que no sexo masculino, minimizando o atrito entre as fibras musculares.

domingo, 7 de março de 2010

Sejam Bem Vindos!!!!

Esse blogger foi criado com intuito de responder dúvidas sobre fisioterapia, pilates, estética, trocar idéias, artigos, assuntos relacionados. Sejam Bem Vindos!!!!

Equilíbrio Fisioterapia & Pilates

PILATES é um método criado por Joseph Pilates que trabalha tanto o condicionamento físico, através do desenvolvimento da tonicidade muscular, flexibilidade, consciência corporal, concentração, coordenação, respiração, quanto a reabilitação (Ex: alterações posturais, lombalgia).O método consiste em mais de 500 exercícios realizados tanto no solo (bola, rolo, faixas elásticas, magic circle) quanto em aparelhos exclusivos destinados ao método.

VENHA CONFERIR, MARQUE SUA AULA EXPERIMENTAL GRATUITA!!! Indicado para todas as idades!!

Além do pilates também oferecemos serviços de fisioterapia geral, drenagem linfática, massagem redutora, massagem pós operatória, massagem relaxante, massagem ayurvédica, gessoterapia, vinhoterapia, hidratação facial, limpeza de pele, trabalhos de prevenção e promoção de saúde e atendimento domiciliar.

ENTRE EM CONTATO PARA MAIORES INFORMAÇÕES
Fernanda de Figueiredo Madeira - Fisioterapeuta