domingo, 15 de agosto de 2010

QUER UM CORPO SAUDÁVEL? PILATES!

Misturando influências do yoga e da ginástica ocidental, o método pilates é a sensação do momento entre as atividades físicas. Descubra as razões de seu sucesso e saiba como ele pode aumentar sua consciência corporal

Ao entrarmos em uma sala de aula de pilates, a impressão que temos é a de estarmos em um espaço de fisioterapia. Cheia de aparelhos grandes e, aparentemente, pouco modernos, o lugar não lembra os espaços zen das técnicas orientais, nem o visual arrojado das grandes academias.

Em tempos de alta tecnologia, a impressão pode não ser tão boa. Por isso, vale o conselho: não se deixe levar pelas aparências. O método pilates de condicionamento físico possui um rico conteúdo e é alicerçado sobre um conhecimento profundo da anatomia humana.

Nos últimos anos, a prática vem sendo bastante divulgada pela mídia, pois é vista como uma alternativa de atividade física que difere daquelas conhecidas pelo público que lota academias de ginástica. O sistema baseia-se em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos.

Seu maior mérito é o fato de que, com poucas repetições, um forte trabalho respiratório e muita concentração, o aluno enxerga, rapidamente, as respostas de seu esforço. “Joseph Pilates uniu a técnica do yoga, que proporciona concentração, flexibilidade, precisão de movimento e controle respiratório, com a prática da força estética muscular usada na ginástica ocidental”, define Maria Cristina Rossi Abrami, formada em Educação Física pela USP (Universidade de São Paulo) e fundadora do CGPA Pilates, um dos mais reconhecidos centros de prática e ensino do método pilates no Brasil.

Cobaia da própria invenção
Joseph Humbertus Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Foi uma criança franzina e asmática, dessas que, ao mais leve ventinho, já caem doentes. Quando adolescente, decidiu investir em sua saúde. Experimentou atividades físicas de todos os tipos: foi boxeador, esquiador, artista de circo, pára-quedista, praticante de yoga e de outras técnicas orientais.

Admirador de como os antigos gregos valorizavam a beleza e a harmonia do corpo, Pilates, ainda jovem, começou a desenvolver exercícios que tinham como objetivo dominar os movimentos musculares do corpo, técnica por ele chamada de contrologia. O impulso surgiu devido a limitações físicas causadas pela atrofia muscular da qual sofria.

Em 1914, enviado como enfermeiro à Inglaterra, na Primeira Guerra Mundial, utilizou os exercícios que vinha desenvolvendo para tratar doentes e feridos hospitalizados. Com as molas dos colchões, criou equipamentos que serviram de base para os aparelhos hoje utilizados em seu método. Dessa forma, conseguiu deixar os pacientes mais saudáveis e capazes de se movimentar sozinhos.

Em 1926, Pilates deixou a Alemanha rumo aos Estados Unidos. Durante o percurso, conheceu Clara, com quem mais tarde se casou. Em Nova York, eles abriram um estúdio para difundir a técnica.

Joe, como era carinhosamente chamado por seus alunos, faleceu em 1967. Àquela altura, seu sistema de exercícios não era muito conhecido, mas por sorte Pilates já havia transmitido seu conhecimento à Romana Kryzanowska, discípula que deu sequência a seu trabalho e, hoje, supervisiona pessoalmente a formação de novos instrutores no mundo todo.

Uma prática nada familiar
“O controle consciente de todos os movimentos musculares e funcionais do corpo – em repouso e dormindo”. É assim que Joseph Pilates definia o objetivo do seu método. Ele tinha um estilo único de trabalhar o físico, sempre inovando e procurando os melhores benefícios.

Durante as aulas, não existe música ou qualquer outra interferência que possa atrapalhar o desempenho e a concentração do praticante. Esqueça também as salas lotadas das academias. “O método exige um trabalho individual. Há, no máximo, pequenos grupos para praticar pilates no solo”, explica Inélia Garcia, fundadora do The Pilates Studio Brasil, que trouxe o método para o país.

Segundo os instrutores, o pilates pode ser praticado por crianças e idosos. “Tenho alunos de 8 a 89 anos de idade”, diz a professora Maria Cristina. Vale lembrar, no entanto, que gestantes, pessoas com deficiência física e doenças crônicas devem sempre consultar um médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.


Tire proveito
As mudanças proporcionadas pelo pilates são percebidas, em poucas semanas, no corpo todo. Conheça algumas delas:

• Incremento da capacidade respiratória

• Alívio das tensões e fadiga

• Desenvolvimento de um corpo forte e flexível

• Correção da postura corporal

• Fortalecimento da musculatura abdominal

• Desenvolvimento dos músculos que suportam a coluna, eliminando dores crônicas

• Otimização do desempenho esportivo

• Elevação da autoestima


FONTE: Revista Tríada

Nenhum comentário:

Postar um comentário